terça-feira, 17 de julho de 2018

Mar e Sol







Os laços fraternos são indescritíveis, sorrisos, gestos cumplicidade e momentos expontâneos em um leve dia de sol... 


Local: Angra dos Reis - RJ
Quem: Tatiane e Mayara Magalhães
Fotografia: Adenilton Rozendo

Por: Adenilton Rozendo

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Top 10 - Filmes Musicais

Musicais são um gênero de filme que como poucos gêneros dentro da sétima arte alcança os extremos desde os mais apaixonados cinéfilos. que se emocionam, cantam e dançam ao assistirem, até os mais árduos odiadores, esse gênero alcançou um ápice na época tida como ouro de Hollywood.

Contando muitas vezes, com alguns dos maiores nomes da história do cinema e que ainda hoje figuram em listas de melhores filmes ou que foram um show de interpretação e técnicas que influenciaram e modernizaram e revolucionaram o cinema e a forma de se fazer filmes.  

Aqui constam um pequeno expoente dos que por vários quesitos, figuram em uma pequena lista de 10 filmes do gênero que ainda hoje atrai cinéfilos apaixonados por uma harmoniosa união entre cinema e musica.


1 - Cantando na Chuva
Ano de lançamento: 1952
Direção:Stanley Donen, Gene Kelly

O maior de todos os clássicos do gênero musical, impecável em seus números musicais, muito bem coreografados e com um elenco carismático  e uma história que traz a transição do cinema mudo para o cinema com áudio e com trilha sonora divertida e apaixonante a cada vez que vemos como se fosse a primeira vez que o vissemos. 




2 - A Noviça Rebelde
Ano de lançamento: 1965
Direção: Robert Wise

Esse é um dos filmes que conseguem reunir vários elementos de forma tão envolvente, que se torna um titulo indispensável aos admiradores de musicais  boas musicais, história bem desenvolvida uma freira que se torna babá e acaba se apaixonando pelo pai da prole e Julie Andrews em uma atuação além de maravilhosa cantando incrivelmente.




3 - Cabaret
Ano de lançamento:1972
Direção: Bob Fosse

Este filme traz como maior trunfo Liza Minelli (ganhadora do Oscar de melhor atriz), extremamente envolvente e explorando muito bem seus personagens e equilibrando espetáculos no cabaré e a vida pessoal de seus personagens  e tem incríveis números incluindo a primeira aparição de Liza.



4 - O Picolino
Ano de lançamento: 1935
Direção: Mark Sandrich

O que poderia resultar de um encontro de dois dos maiores dançarinos de todos os tempos? - Fred Astaire e Ginger Rodgers - Um filme com números musicais impressionantes explorando o melhor de seus astros, ambos brilham e entregam um show que excede as coreografias somos capazes de sentir o desejo de os acompanhar em suas danças tamanha a elegância e leveza que transmitem a trama é simples Aistaire se apaixona perdidamente e usa a dança para impressionar Rodgers.



5 - Os Homens Preferem as Loiras
Ano de lançamento: 1953
Direção: Howard Hawks

Duas das atrizes mais populares de sua geração lindas e no ápice de suas careiras, cantando e dançando com graça e beleza captando e atraindo os olhares de seus publico, destacando o fato de uma delas ser a mais famosa atriz de todos os tempos, sim Marilyn Monroe está maravilhosa e exala todo o charme da época de ouro dos musicais com números que se tornaram clássicos absolutos pra o cinema como em "Diamonds are a girl's best friend" numero que inspirou Madonna em seu vídeo de "Material Girl".




6- Moulin Rouge
Ano de lançamento: 2001
Direção: Baz Luhrmann 

Pode-se considerar este o maior marco dos filmes musicais modernos é impossível não perceber sua influencia em filmes recentes, como em Chicago (ganhador do Oscar de melhor filme em 2003), una musicas pop que vão de Queen a Elton John e um elenco muito talentoso e cores, Baz Luhrman abusa da criatividade e paletas de cores trazendo uma fotografia que é um delírio visual, Nicole Kidman está perfeita fazendo par com Ewan Mcgregor. 



7 - Grease
Ano de lançamento: 1978
Direção: Randal Kleiser 

Clássico instantâneo em seu lançamento utilizando do carisma de John Travolta - que estava em seu ápice pelo sucesso de os embalos de sanado a noite - traz uma história bem adolescente, jovens colegiais nos anos 50, que se aventuram em descobertas, as musicas funcionam muito bem e os números musicais são ótimos além de personagens bem diversificados e carismáticos. 



8 - La La Land
Ano de lançamento: 2017
Direção: Damien Chazelle 

Uma linda homenagem aos filmes musicais e ao próprio cinema, mas não apenas isso o torna cativante, sem as atuações de Emma Stone e Ryan Gosling e bela direção de Chazelle, entregando um filme com belas nuances e como todo musical números musicais que enchem os olhos e uma fotografia e figurino digno de nota.



9 - Mamma Mia
Ano de lançamento: 2008
Direção: Phyllida Lloyd

Adaptação de uma peça que baseia-se em musicas do grupo sueco ABBA, a inicio pode parecer não um filme atraente pela sua trama simples, uma jovem convida três affairs de sua mãe para tentar descobrir qual deles é seu pai, Mamma Mia não traz um figurino arrebatador como em la la land ou coreografias tão precisas como em Moulin Rouge ou chicago, mas tem o talento de um elenco competente -Meryl Streep dispensa qualquer comentário -  e tem o espirito dos musicais nos fazer cantar, sorrir, entreter e sonhar como somente a magia do cinema e um bom musical é capaz de proporcionar.


10 - Sweeney Todd
Ano de lançamento: 2007
Direção: Tim Burton

O que dizer de um musical dirigido por um dos maiores diretores ainda em atividade? Tim é provavelmente o mais criativo e notável diretor de fantasia conseguimos identificar sua marca em seus trabalhos e aqui não é diferente, um musical com bela fotografia, atuações marcantes e história bem tipica de seu diretor,gótica, triste e melancólica um barbeiro em busca de vingança a todos que o prejudicaram e varias vitimas são o resultado.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Homem Contemporâneo









Homem Contemporâneo - Homens que trabalham, estudam, lutam contra o desanimo em suas rotinas mas que não perdem a  leveza e encanto pela vida.

Quem: Clayton Carvalho
Local: Museu Rodin - Salvador
Fotografia: Adenilton Rozendo

Por: Adenilton Rozendo

sexta-feira, 6 de julho de 2018

a história do comercio através do olhar da fotografia













A importância do comércio para Salvador é imensurável, visto que ele foi o bairro responsável por toda a economia e maior portador de fluxo do comercio da cidade, estando o centro comercial, bancos, porto e sua própria localização geográfica, hoje tem uma alta gama de locais protegidos e tombados por sua alta relevância histórica também tem os pontos turísticos que são destino de turistas brasileiros e estrangeiros.

O comercio foi o primeiro ponto de comercialização de Salvador, se localizando na cidade baixa e propiciando a expansão da cidade e exploração das suas riquezas e conhecimento da própria extensão territorial. Hoje tem como alta demanda e movimentação estudantes universitários e turistas que se movimentam nas ruas do bairro muitas vezes passando pelo centro histórico e pontos turísticos.

Mercado modelo, elevador Lacerda, Igreja da conceição vários monumentos e pontos comerciais que constituem ao comercio um grau de importância ainda em nossa contemporaneidade que atrai turistas e baianos para as festas populares e apreciar as belezas naturais e locais presentes em cartões postais.

local: comercio - salvador
fotografia: adenilton rozendo

por: adenilton rozendo